Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Unilance em Liquidação Extrajudicial: Vou perder meu dinheiro?

há 6 anos

CONSÓRCIO UNILANCE TEVE A FALÊNCIA DECRETADA. PARA LER A NOTÍCIA ATUALIZADA, CLIQUE AQUI.

No dia 05 de outubro de 2018 o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Consórcio Unilance, com sede em Curitiba/PR, e deixou muitos consorciados preocupados com a chance de perder o dinheiro pago ao Consórcio.

Segundo o Banco Central, a intervenção extrajudicial ocorreu devido ao “quadro de insolvência patrimonial e as graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição”.

Ainda, no dia 11 de março de 2019, a Unilance comunicou que foi ajuizada a falência junto ao Juízo da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba, que ainda está pendente de decisão judicial.

Assim, embora exista o processo de falência, ele ainda está em andamento, não tendo sido decretada até o momento a falência da empresa.

O que acontece agora?

A Unilance possui mais de 15 mil consorciados e já apresentou comunicado informando que está suspenso o pagamento das parcelas pelos consorciados NÃO CONTEMPLADOS.

Já os consorciados que foram CONTEMPLADOS e estão em posse de seus bens, deverão continuar efetuando o pagamento das parcelas nas datas já previstas para vencimento.

Durante a liquidação extrajudicial será levantada a situação econômica e contábil da empresa, e até mesmo análise de eventuais fraudes.

Também iniciou-se no dia 31/10/2018 a tentativa de transferência dos grupos de consórcio para outra administradora.

O Edital publicado estabeleceu critério para o recebimento de propostas para a transferência dos 27 (vinte e sete) grupos de consórcios administrados pela Unilance para outra empresa.

Contudo, apenas uma proposta foi apresentada no prazo e dentro das regras estabelecidas pelo Edital, a qual infelizmente também não foi aceita, pois "foi considerada insatisfatória por não contemplar o aporte de recursos necessários para regularizar a situação dos grupos de consórcios ativos".

Como a transferência não foi realizada, houve a informação que seria feita a análise financeira completa da empresa de consórcio, buscando estabelecer um plano de devolução dos recursos aos consorciados.

No entanto, no dia 10/01/2019, foi publicado um novo edital para recebimento de novas propostas para a transferências dos grupos e, mais uma vez, a transferência não se consolidou, conforme comunicado feito pela Unilance em 11/02/2019.

Conforme divulgado no site da Unilance, nenhuma administradora se interessou em assumir os grupos de consórcio.

Assim, como a transferência não foi realizada, a liquidação extrajudicial continuará até nova orientação ou decisão do Banco Central.

Nesse período de liquidação extrajudicial será feito o levantamento financeiro da empresa e também formado o Quadro de Credores, oportunidade em que os consorciados poderão apresentar os créditos que possuem para pagamento.

Além disso, no dia 20/02/2019, foi publicado comunicado informando sobre a nomeação de Comissão "que procederá ao inquérito da Unilance Administradora de Consórcios Ltda., a fim de apurar as causas que a levaram ao quadro de insolvência patrimonial e a responsabilidade de seus administradores e membros do Conselho Fiscal."

Em outros casos semelhantes, já tivemos situações em que sobrou dinheiro para pagamento dos credores, como aconteceu com o Consórcio Goodway.

Por outro lado, mostrando a imprevisibilidade da situação, existem os Consórcios Uniauto e Liderauto, em que milhares de credores esperam há mais de 20 anos a recuperação do prejuízo sofrido.

Vou perder meu dinheiro?

Essa é a primeira pergunta respondida pelo Banco Central ao esclarecer as dúvidas frequentes sobre Liquidação Extrajudicial.

Infelizmente, a resposta é preocupante para quem já investiu boa parte do seu dinheiro em um Consórcio:

"Depende da situação financeira do grupo ao qual pertence o consorciado, apurada pelo liquidante."

Essa preocupação se justifica pois o pagamento dos credores é feito observando uma ordem de preferência.

Em outras palavras, cada credor, ou seja, cada pessoa que espera receber o dinheiro de volta do Consórcio irá ser colocado em ordem para o pagamento.

Assim, antes do pagamento dos consorciados, serão pagos eventuais créditos trabalhistas, os com garantia real (que deram um bem em garantia), e também créditos tributários.

Soma-se a isso o fato de serem mais de 15 mil consorciados, o que explica o temor de alguns em não verem mais a cor do dinheiro que foi pago ao consórcio.

E agora, o que posso fazer?

Na situação mais simples, caso você já tenha sido contemplado e retirado o seu bem, deverá continuar pagando normalmente as parcelas.

Já as demais situações, a Unilance informou em comunicado que "é dispensável o comparecimento dos consorciados na sede ou representação da empresa sob regime especial, até nova orientação".

  • O Boa Noite Paraná também exibiu notícia sobre a situação, e você pode vê-la clicando aqui e aqui.

Facebook: @verbinskiloja

Instagram: @verbinskiloja

Site: www.verbinskiloja.com.br

  • Publicações27
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12749
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unilance-em-liquidacao-extrajudicial-vou-perder-meu-dinheiro/639804663

Informações relacionadas

Verbinski Loja Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como Desfazer a União Estável

Verbinski Loja Advogados, Advogado
Notíciashá 3 anos

Últimas Notícias do Consórcio Unilance e as Dúvidas Comuns

Verbinski Loja Advogados, Advogado
Notíciashá 3 anos

Bem Quitado: Como Faço a Baixa de Gravame do Consórcio Unilance?

Fabia_agapto Agapto, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

pedido de retirada de gravame

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciahá 10 meses

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-43.2022.4.04.9999

23 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Caso o cliente possua o bem e os valores estão atrasados em um escritório de cobrança, a quem se deve fazer o depósito dos valores????

Desde já obrigado continuar lendo

Boa tarde, a minha mãe tinha um valor a receber da unilance, ela é desistente de um consórcio, nesse caso, como devemos procedecer? continuar lendo

Bom dia dr Gabriel, eu já possuo o bem e vinha pagando em atraso, porem depositava o dinheiro direto na conta da unilance pois não recebia mais o boleto mês a mês no endereço, porém agora estão me passando uma conta em nome de um cnpj em nome de terceiros, qual a sua orientação?

Atenciosamente.

Leonardo Simões continuar lendo

Bom dia, segue os dados da conta que informaram para deposito referente as parcelas;

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL agencia 1628 cc 2242-1 operação 003 CNPJ 21.069.321/0001-12 Glaucia da Silva Sociedade Individual de Advocacia Eireli.

Atenciosamente;

Leonardo Simões continuar lendo

Leonardo,

Indico que você envie um email para liquidante@unilance.com.br e confirme se esta conta é realmente para pagamento das parcelas do seu consórcio.

O email servirá como um registro de regularidade do pagamento, é uma segurança para você que eles realmente estão confirmando que esta é a conta correta.

O email que te passei é do Liquidante Extrajudicial, e consta no site da Unilance. continuar lendo

Boa tarde! Eu sou desistente do consórcio! Na epoca me disseram que eu receberia os valores pagos somente no final ! E agora? O que faco? continuar lendo

Infelizmente no caso de cancelamento o indicado é aguardar o andamento da Liquidação Extrajudicial e, quando chegar na fase de habilitação de créditos, conferir se o valor que você tem a receber consta do Quadro de Credores. continuar lendo